Tabela e ResultadosClassificaçãoClubes Participantes
4º Novo Basquete Brasil - Notícias
Página Inicial da Competição
23/5/2012
NBB - BRASÍLIA VIRA A SÉRIE CONTRA O PINHEIROS


Foto: João Pires/Divulgação
A defesa do Brasília conseguiu parar o ataque do Pinheiros
Com a vitória, equipe brasiliense vira a série em 2 a 1 e precisa de apenas uma vitória em casa para chegar a sua quarta final consecutiva.

O Uniceub/BRB/Brasília venceu, nesta terça-feira, o Pinheiros/SKY, fora de casa, por 76 a 74, pelo terceiro jogo da série semifinal do NBB. Com isso, os brasilienses precisam apenas de uma vitória no próximo jogo para chegar à sua quarta final seguida. O grande destaque da equipe vencedora foi o ala/pivô Guilherme Giovannoni, que anotou 21 pontos, mesma pontuação do ala Marquinhos, principal jogador do Pinheiros.

Com duas bolas de três do ala Marquinhos o Pinheiros abriu uma corrida de seis a zero pra cima de Brasília. Os Candangos pareciam nervosos e não conseguiam passar pela forte marcação da equipe da casa, que chegou a abrir 11 pontos de vantagem (13 a 2). Ao longo do quarto, os visitantes reagiram e melhoraram a defesa, dificultando a troca de passes dos paulistas e diminuíram a vantagem para um ponto (17 a 16). Mesmo com a reação, o time da casa sustentou o resultado e terminou o quarto vencendo por 24 a 21.

A marcação das duas equipes se destacou no início do segundo período, ambas as defesas não permitiam as infiltrações e as trocas de passes. Nem Pinheiros, nem Brasília conseguiam se distanciar ou abrir vantagem no marcador. Após duas bolas de 3 seguidas do ala/pivô Guilherme Giovannoni e do armador Nezinho, o Brasília passou a frente no placar pela primeira vez no jogo (33 a 29). Além do revés, o Pinheiros teve a baixa do ala Shamell que sofreu uma lesão no tendão de aquiles. No último segundo do quarto, o armador Bruninho, do Brasília, arrematou uma bola de 3 certeira, que manteve os visitantes em vantagem, 40 a 36.

Com a saída de Shamell, o Pinheiros não conseguiu manter o ímpeto dos dois primeiros quartos, com isso, Brasília jogou mais tranquilo, com uma sólida defesa e trocando passes com velocidade no ataque, os brasilienses não permitiam que o Pinheiros diminuísse a vantagem, e conseguiram abrir 15 pontos de vantagem em relação aos paulistas (51 a 36). A equipe da casa chegou a esboçar uma reação, mas não conseguiu tirar a vantagem dos brasilienses que venciam por 58 a 49.

No último e decisivo período, a equipe do Pinheiros melhorou a sua marcação e veio disposta a virar o jogo, enquanto Brasília administrava a vantagem e deixava o tempo correr. A equipe paulista lutou durante toda a etapa final e faltando dois minutos, chegou ao empate após uma bola de 3 do ala Marquinhos (65 a 65). Rapidamente, os brasilienses voltaram a ficar em vantagem no placar, abrindo cinco pontos em relação ao Pinheiros (71 a 66).

Faltando 26 segundos para o término da partida, o ala Renato acertou uma bola de fora, recebeu falta e converteu o lance livre de bonificação (71 a 70). Isso animou a equipe da casa, que continuou buscando a reação, mas o Brasília aproveitou os lances livres para segurar o resultado.

"Fiquei bastante emocionado com essa vitória. No final do último jogo, achei que não teria condições de atuar hoje, mas fiquei extremamente feliz de poder ter colaborado com a equipe nessa vitória", afirmou o armador do Brasília, Nezinho, que era dúvida para o confronto, devido a uma lesão no músculo adutor da coxa. "Conseguimos nosso objetivo que era uma vitória em São Paulo para tentarmos fechar a série em casa", completou.

Brasília e Pinheiros voltam a se enfrentar nesta sexta-feira, no Jogo 4 da série semifinal. Uma vitória da equipe brasiliense encerra o confronto.

"Temos que esquecer essa partida e focar somente no próximo jogo em Brasília. Ano passado estivemos nessa mesma situação e não conseguimos vencer o quarto jogo. Temos que nos esforçar ao máximo para trazermos o Jogo 5 de volta para cá", espera o ala do Pinheiros, Marquinhos.

Confira como estão os confrontos semifinais do NBB 2011/2012:

(1º) São José/Unimed/Vinac 2 x 1 (4º) Flamengo
(2º) Pinheiros/SKY 1 x 2 (3°) Uniceub/BRB/Brasília

Para conferir as estatísticas e as fotos de todos os jogos do NBB acesse:
www.liganacionaldebasquete.com.br



Liga Nacional de Basquete