SUB-15
FEMININO
SUB-15
MASCULINO
SUB-17
FEMININO
SUB-17
MASCULINO
1ª DIVISÃO
2ª DIVISÃO
3ª DIVISÃO



1/5/2012 a 6/5/2012
Brasília/DF

Notícias
Tabela
Seleções Participantes
Classificação 1ª Fase
Classificação Final
Estatísticas
Regulamento
Organização


Notícias

6/5/2012
DISTRITO FEDERAL É OURO NO BRASILEIRO SUB-17 FEM


Foto: Divulgação CBB
A seleção do Distrito Federal campeã
Brasília / DF - A seleção do Distrito Federal conquistou em casa a medalha de ouro do Campeonato Brasileiro sub-17 feminino – 2ª divisão. Na disputa, a seleção da Capital Federal venceu a equipe mineira por 57 a 44. A única derrota do time do Distrito Federal foi exatamente para a seleção de Minas Gerais, na primeira rodada do Torneio (75 a 48). As duas equipes garantiram a vaga no grupo de elite do basquete brasileiro da categoria, em 2013.

SELEÇÃO DO CAMPEONATO
Armadora:Fernanda Abreu (MG)
Ala-Armadora:Letícia Xavier (MA)
Ala: Letícia de Paula (DF)
Ala-Pivô: Caroline Teixeira (DF)
Pivô: Gessiane Araújo (GO)
Técnico: Agilson Alves (AL)

O reencontro das duas equipes do Distrito Federal e Minas Gerais começou acirrado com uma diferença de dois pontos a favor das donas da casa (16 a 14). No segundo período, as mineiras passaram na frente do marcador e venceram o primeiro tempo (4 a 9, 20 a 23 no primeiro tempo). No segundo tempo, as comandadas por Joaquins Feitosa retornaram a quadra e com a ajuda da torcida venceram a partida (15-7 e 22-14). Arbitraram a partida Fábio Matos (RN), Christian Santos (RO) e Marylucia Silva (AL).

A cestinha do jogo foi a brasiliense Caroline Teixeira com 17 pontos e 11 rebotes. Outro destaque que colaborou com a vitória foi Letícia Isabella de Paula com um duplo-duplo (16 pontos e 15 rebotes), além de três recuperações de bola e quatro assistências. Letícia foi também a mais eficiente da partida com 25 pontos. Pela equipe mineira, Maria Isabella Nunes anotou 15 pontos e sete rebotes.

Medalha de Bronze
O bronze e a última vaga na primeira divisão ficou com a seleção do Pernambuco que venceu o time do Maranhão por 55 a 35. A seleção do Maranhão ficou com o quarto lugar e permanece na segunda divisão da Competição. A equipe do técnico Roberto Dornelas manteve o mesmo ritmo durante toda a partida e permaneceu em todos os quartos a frente do marcador (13-4, 12-10, 15-7 e 15-14). O trio de arbitragem da partida foi formado pelos oficiais Fabiano Huber (GO), Gregorio Lelis (MG) e Cleidmar Ferreira (DF).

A cestinha do jogo foi a pernambucana Suelen Rocha com um duplo-duplo (16 pontos e 12 rebotes). Outro destaque da partida foi Mariane da Silva com 12 pontos e 12 rebotes. Pela seleção do Maranhão, Alana Nunes e Letícia Xaxier foram as principais pontuadoras com 13 pontos cada.

Disputa de 5º e 6º lugares
A seleção de Alagoas venceu a disputa contra a equipe goiana e ficou com a quinta posição do Campeonato Brasileiro, escapando do rebaixamento. As goianas irão disputar a terceira divisão da Competição em 2013.

No jogo, as alagoanas venceram a partida por 57 a 41 sobre as goianas. A equipe de Goiás chegou a iniciar a partida na frente abrindo 14 a 5 no primeiro quarto. Mas a partir do segundo período as alagoanas começaram a abrir vantagem, e perderam o primeiro tempo por 25 a 19. As goianas diminuíram o ritmo e o segundo tempo foi todo a favor de Alagoas, que fechou o terceiro e o último quarto na frente (20 a 14 e 18 a 2). A cestinha da partida foi a alagoana Kallynne Omena com 19 pontos, seis rebotes e seis recuperações de bola. Outro destaque foi Weslayne Santos com 15 pontos e seis rebotes, além de cinco recuperações de bola. Pela seleção de Goiás, Ariadine Nunes converteu 13 pontos.

Na administração da partida estava o trio de arbitragem formado por Fabio Matos (RN), Christian Santos (RO) e Leonardo Antônio (MA).

Disputa de 7º e 8º lugares
Na disputa acirrada entre Rio Grande do Norte e Rondônia, as norteriograndenses levaram a melhor e venceram a partida por 55 a 52 (32 a 27 no primeiro tempo). A seleção do Rio Grande do Norte ficou com a sétima posição, enquanto as rondonienses com a oitava colocação. As duas equipes também vão disputar em 2013 a terceira divisão do Brasileiro da categoria.

A cestinha do jogo foi a norteriograndense Iasmin Silva com 23 pontos, quatro rebotes e três recuperações de bola, além de duas assistências. Outro destaque foi Achyla Silva com 11 pontos, cinco rebotes e quatro recuperações de bola. Pelo time de Rondônia, Marleide Ferreira converteu 20 pontos e cinco rebotes.

A partida foi arbitrada por Paula Bellian (PE), Cleidmar Ferreira (DF) e Gregorio Lelis (MG).


Janeth Arcain acompanhou o campeonato
A técnica da seleção brasileira Sub-17 Feminina, Janeth Arcain esteve acompanhando o Campeonato Brasileiro sub-17 Feminino – 2ª divisão. Janeth teve como objetivo observar as atletas que estão participando do Torneio, além de conversar e trocar ideias com os técnicos estaduais.

Forma de Disputa
As oito seleções foram dividas em dois grupos de quatro. As equipes jogam entre si dentro de suas respectivas chaves. Os dois primeiros de cada grupo se classificam para a fase semifinal e os vencedores disputam o título. Os três primeiros classificados sobem para a primeira divisão e os três últimos colocados descem para a terceira divisão do Brasileiro sub-17, em 2013.