SUB-15
FEMININO
SUB-15
MASCULINO
SUB-17
FEMININO
SUB-17
MASCULINO
1ª DIVISÃO
2ª DIVISÃO
3ª DIVISÃO



01/05/2012 a 06/05/2012
Brasília/DF

Notícias
Tabela
Seleções Participantes
Classificação 1ª Fase
Classificação Final
Estatísticas
Regulamento
Organização


Notícias

04/05/2012
JANETH ARCAIN ACOMPANHA BRASILEIRO SUB-17


Foto: Divulgação
Brasília / DF - Nesta sexta-feira (4), desembarca em Brasília (DF) a técnica da seleção brasileira Sub-17 Feminina, Janeth Arcain, que estará presente até o fim do Campeonato Brasileiro sub-17 Feminino – 2ª divisão. A técnica irá observar as atletas que estão participando do Torneio, além de conversar e trocar ideias com os técnicos estaduais.

Na quinta feira (3), em partida válida pela segunda rodada do Brasileiro sub-17 Feminino – 2ª divisão as equipes do Pernambuco, Minas Gerais, Maranhão e Distrito Federal saíram com a vitória. Os jogos estão sendo realizados no ginásio do Clube Vizinhança, em Brasília (DF).

Na partida de ontem (quinta), a seleção do Pernambuco, comanda por Sheila Borges, mesmo perdendo os dois primeiros períodos (12 a 9 e 15 a 13), venceu de virada a equipe de Goiás por 54 a 45 (22 a 27). Na sua segunda vitória pelo campeonato as atletas pernambucanas reagiram em uma partida bastante acirrada. A cestinha da partida foi a pivô goiana Gessiane Souza, 16 anos, que emplacou um duplo-duplo (19 pontos e 13 rebotes), três bloqueios e três recuperações de bola. Com 17 pontos, seis rebotes e quatro recuperações de bola, a atleta do Goiás, Susan Rafael, também foi um dos destaques. Já no time vencedor, a pivô Mariane Ramos, 15 anos, marcou um duplo-duplo (15 pontos e 13 rebotes). O jogo foi arbitrado pelo trio de oficias Cleidmar Ferreira (DF), Gregorio Lelis (MG) e Christian Santos (RO).

Veja a estatística completa do confronto entre PE x GO.

Na sequência, a equipe mineira derrotou o Rio Grande do Norte por 74 a 37 (35 a 16 no primeiro tempo). O time comandado pelo técnico Rogério Santana, venceu sua segunda partida no Campeonato Brasileiro. Com 24 pontos, seis rebotes e duas assistências a cestinha do jogo foi a armadora mineira Maria Isabella. Danielly da Silva foi outro destaque da seleção de Minas Gerais, anotando 16 pontos, quatro rebotes e quatro assistências. No time do Rio Grande do Norte, a maior pontuadora da partida foi a pivô Iasmin Alana, 16 anos, que anotou 18 pontos e seis rebotes. Na administração da partida estava o trio de oficiais Paula Belian (PE), Marylucia da Silva (AL) e Leonardo Antonio (MA).

Veja a estatística completa do confronto entre MG x RN.

Na terceira partida válida do campeonato, as seleções do Maranhão e Alagoas se enfrentaram. O time maranhense venceu as alagoanas por 76 a 44 (40 a 26 no primeiro tempo). Mesmo empatando o primeiro quarto (14 a 14), a seleção do Maranhão dominou os últimos três períodos. Com 19 pontos, dois bloqueios e duas recuperações de bola a armadora maranhense Raíssa Leite, 16 anos, foi a cestinha da partida. Alana Lisboa e Letícia Xavier ambas com 15 pontos, também se destacaram na partida. Já na equipe adversária, com 17 pontos, sete rebotes e três recuperações de bola, a ala armadora, Weslayne Santos, foi a melhor pontuadora do time. O jogo foi apitado pelo trio de árbitros Christian Santos (RO), Cleidmar Ferreira (DF) e Fabiano Huber (GO).

Veja a estatística completa do confronto entre MA x AL.

Fechando a rodada desta quinta feira (3), o Distrito federal venceu o time de Rondônia por 71 a 34 ( 32 a 18 no primeiro tempo). As donas da casa comandaram toda a partida impedindo que as rondonienses equilibrassem o placar. Com 28 pontos, sete rebotes e nove recuperações de bola a ala armadora, Caroline Gomes, do time da capital federal foi a cestinha da partida. Caroline também comandou o jogo nos quatro períodos e somou 34 pontos de eficiência. Com 12 pontos, sete rebotes e dois bloqueios ala da seleção goiana, Maria Luisa, foi a jogadora que mais pontuou na equipe. A partida foi arbitrada pelo trio de oficiais Gregório Lelis (MG), Paula Belian (PE) e Fabio Lopes (RN).

Forma de Disputa
As oito seleções foram dividas em dois grupos de quatro. As equipes jogam entre si dentro de suas respectivas chaves. Os dois primeiros de cada grupo se classificam para a fase semifinal e os vencedores disputam o título. Os três primeiros classificados sobem para a primeira divisão e os três últimos colocados descem para a terceira divisão do Brasileiro sub-17, em 2013.

Jogos da quarta rodada
14h – Maranhão X Pernambuco
16h – Rondônia X Minas Gerais
18h – Alagoas e Goiás
20h – Distrito Federal X Rio Grande do Norte