SUB-18
FEMININO
SUB-18
MASCULINO
+ 18
FEMININO
+ 18
MASCULINO
SUB 18
MASC. / FEM.
+ 18
MASC. / FEM.
ESTADUAL
NACIONAL
MUNDIAL




Notícias
Conceito
Regras
Organização
Tabela
Classificação
Galeria de Fotos
Vídeos
Contato


Basquete 3 x 3 – Sub 18 Feminino - Estadual

15/07/2012
ARGENTINOS VENCEM WORLD TOUR FIBA 3X3 +18 EM SÃO PAULO


 Foto: WANDER ROBERTO / INOVAFOTO
São Paulo/SP – Formada por três jogadores que ainda estão em atividade profissional na Argentina, a equipe do Neuquén derrotou na final o trio de compatriotas do Santiago Del Estero, por 21 a 10, e conquistou de forma invicta (oito jogos, oito vitórias) a primeira etapa do World Tour FIBA 3x3 +18, etapa das Américas, encerrada neste domingo (15/07). Além de um cheque de 12 mil dólares de prêmio pela conquista, o trio argentino garantiu a única vaga para a etapa mundial que será disputada em setembro, em Miami. A competição é organizada pela Federação Internacional, com apoio das Federações de Estado e Confederação Brasileira de Basketball (CBB).

A etapa das Américas disputadas no ginásio do Centro Olímpico de Pesquisa e Treinamento, em São Paulo, teve 38 partidas disputadas e contou com 12 equipes: São Paulo Vila (SP), São Paulo Ibira (SP), São Paulo YMCA (SP), São Paulo City (SP), Rio de Janeiro (RJ), Pelotas (RS), Joinville (SC), Santiago Del Estero (ARG), Neuquén (ARG), Caracas (VEM), Montevidéu (URU) e Orlando (EUA).

Com o quinto lugar, o Rio de Janeiro, foi a melhor equipe brasileira na etapa das Américas, encerrada neste domingo (15), em São Paulo. Com animação ficando por conta de Thaíde, apresentador do Programa Liga, da Bandeirantes, os dois dias no Centro Olímpico foram muito animados. Com um público já acostumados com o 3x3, meia quadra e jogos em 10 minutos cada, muita música, dança de rua e grafiteiros pintando um enorme painel na parede da quadra principal.

Na decisão do terceiro lugar, Caracas, que havia perdido para o Santiago Del Estero, na semifinal (17 a 13), derrotou Montevidéu (12-8) e ficou com o terceiro lugar, além de um cheque de 1.600 dólares. Para os perdedores da final, restou o consolo de levar um cheque de 5 mil dólares para a Argentina.

Mário Davi Sepulveda, vencedor dos arremessos de três pontos e principal jogador de Neuquén, estava visivelmente feliz. “Não imaginava vir ao Brasil e ganhar o torneio. Vimos para defender nossa província e nosso País. Foi muito bom. Foi uma surpresa para mim e meus companheiros. Agora vamos continuar com os mesmos jogadores para a fase final em Miami. Time que vence não se mexe”, disse sorrindo.

O venezuelano Uriepero Garcia venceu o concurso de enterradas. Quanto ao dinheiro do prêmio, Mário Davi garante que vai gastar na Argentina. “Lá na Argentina esse dinheiro está valendo muito mais”, garantiu o ala do Centro Espanhola, de Neuquén, ótimo arremessador de três pontos. “Arremesso de três é meu ganha pão. Com ele ganho minha vida profissional e dou de comida para minha família”, disse Mário.


Outro destaque da equipe de Neuquén foi Bruno, que também joga profissionalmente no Hispano de Rio Gallego, na Patagonia. “Quando à Federação Argentina nós convidou para participar do 3x3, não imaginávamos que iríamos tão longe. Passamos a treinar, estudar as regras e ainda bem que deu tudo certo”.

Alex Sanchez, diretor do 3x3 da Fiba, fez elogios ao nível da competição em São Paulo, mas promete mudanças para a próxima edição. A intenção é levar para às quadras do parque do Ibirapuera. “Tivemos grandes partidas, um torneio de ótimo nível e os jogadores felizes em participar. Esta primeira etapa foi de muito êxito e fico feliz com isso. Para o ano que vem, vamos encontrar uma data com menos possibilidades de chuva e levar o 3×3 para o Ibirapuera. São Paulo é a capital do basquete no Brasil e tem tudo para ser a capital do 3×3 na América do Sul”, concluiu.


RESULTADOS DO FIBA 3×3 WORLD TOUR
- Final
Neuquén (ARG) 21 x 10 Santiago Del Estero (ARG)

Disputa de 3º lugar
Caracas (VEN) 12 x 8 Montevidéu (URU)

Semifinais
Montevidéu (URU) 18 x 19 Neuquén (ARG)
Caracas (VEN) 13 x 17 Santiago Del Estero (ARG)

Quartas-de-finais
Neuquén (ARG) 21 x 18 Orlando (EUA)
São Paulo Ibira (BRA) 12 x 12 Caracas (VEN) (prorrogação 1 x 2)
Montevidéu (URU) 11 x 9 Rio de Janeiro (BRA)
Santiago del Estero (ARG) 15 x 14 Joinville (BRA)

RANKING FINAL
Campeão – Neuquén (ARG)
Vice-campeão – Santiago del Estero (ARG)
Terceiro lugar – Caracas (VEN)
4º – Montevidéu (URU)
5º – Rio de Janeiro (BRA)
6º – São Paulo Ibira (BRA)
7º – Orlando (EUA)
8º – Joinville (BRA)
9º – São Paulo Vila (BRA)
10º – Pelotas (BRA)
11º – São Paulo City (BRA)
12º – São Paulo YCMA (BRA)

CALENDÁRIO FIBA 3×3 WORLD TOUR
São Paulo (BRASIL) – Neuquén (ARG) - Classificado para a fase final em Miami.
Vladivostok (Rússia) – 21 e 22 de julho
Nova York (EUA) – 18 e 19 de agosto
Istambul (Turquia) – 1 e 2 de setembro
Madri (Espanha) – 8 e 9 de setembro
Miami (EUA) – (Fase Final) - 22 e 23 de setembro